15 de novembro de 2014

A Águia...

Faça como as Águias:


Quando a sua frente pairarem nuvens ameaçadores, faça como as Águias, não dobre suas asas, não fuja para o abrigo. A Águia abre largamente as suas asas e decola para bem alto, acima dos problemas que a vida traz. A Águia sabe que quanto mais alto voar, mais tranqüilos e brilhantes tornam-se os céus. 

A Águia voa alto, por isso o caminho delas é no céu. Ela não foi criada para viver arrastando-se nos vales da vida e nas depressões da terra. Deus a criou para as alturas, ela não é como o inhambu, presa fácil que vive levando tiro na asa só porque voa baixo.

A Águia voa em linha reta como uma flecha, um projétil, seu voo não é em circulo e nem sinuoso.

A Águia voa na dependência do vento. As asas da Águia são enormes, desproporcionais em relação ao tamanho do seu corpo. Por fazer vôos altos e longos ela não poderia ruflar as asas como um beija-flor. Se cansaria muito e não poderia ficar no ar por muito tempo, por isso ela precisa de asas grandes e fortes, em tudo Deus tem um propósito. Assim quando ela galga as maiores alturas, simplesmente abre suas asas e sai planando, deixa que a força do vento a carregue.

A Águia tem visão integral, ela enxerga em todas as direções, ângulos e perspectivas. Ela tem discernimento. A visão é um dos prodígios mais fantásticos e extraordinários da criação.

A Águia não aceita viver cativa, ela ama a liberdade e tem intimidade com as alturas, não sabe viver em cativeiro, não consegue viver em gaiolas. Ela morre mas não fica cativa. Ela não aceita outra condição para a sua vida que não seja a liberdade.


A Águia isola-se no alto dos penhascos, ela não voa em bandos.


A águia é um “cônjuge” fiel. Só procurará outro par se enviuvar. Jamais se junta com a parceira ou o parceiro de outra águia!

O teste para descobrir o par ideal é feito pela fêmea: ela põe o macho à prova num ritual que decorre a uma altitude entre os três mil e os cento e cinquenta metros.


A fêmea ergue um pau no bico e sobe com ele a uma altitude de cerca de três mil metros. Depois deixa-o cair e observa a prontidão e destreza do macho ao mergulhar num vôo picado para o apanhar. Repete este ato inúmeras vezes, até deixar cair o pau a cerca de cento e cinquenta metros do solo. O macho hábil conseguirá  apanhá-lo antes de ele tocar na terra. Dessa forma a águia fêmea pretende descobrir como será o macho como pai das crias que ambos tiverem. Ela sabe que os filhotes cairão do ninho. Sabe que eles serão voadores incapazes e fracos a princípio e ela sabe também que precisará de ajuda. Um pai forte e dedicado terá então um valor inestimável para a preservação da família.

Além disso, o macho que desistir antes de completar o teste demonstrará pouco interesse, pouco empenho, pouco compromisso. A futura águia-mãe não quer correr o risco de se associar a um macho inseguro e incapaz. É espantoso como a ave que não teme as tempestades que assustam qualquer um, teme assumir um compromisso com o parceiro errado.


Ah! Se nós fossemos como as águias! Se nós soubéssemos esperar e escolher e pôr à prova, antes de nos comprometermos – que diferença isso faria neste mundo de lares desfeitos e de dor, de pais sozinhos, solitários, desesperados, e de filhos abandonados, divididos, muito mais solitários ainda, muito confusos, muito descrentes dos valores da família e dos valores do lar.

Há tantos filhos com duas famílias, sem que nenhuma delas seja realmente a sua família; com dois pais, duas mães e uma mistura difícil de irmãos; com duas realidades de vida tão diferentes; com tanta raiva e tanta revolta dentro de si. E tudo começa com uma escolha errada, uma falta de compromisso, uma atitude de impaciência. Amar é coisa de gente crescida, amar implica maturidade, compromisso, lealdade e fidelidade.

Amar é também uma decisão para toda a vida. Que Deus nos abençoe e nos aumente a capacidade de amar as pessoas que são da nossa responsabilidade, a quem nós prometemos fazer felizes e ficar ao seu lado, em qualquer circunstância, até que a morte nos separe.

Fonte:
Clarisse Barros
Mistério de Jeová
Sunshine 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, registre o seu comentário: